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Educação Infantil do campo e currículo: que atividades são oportunizadas às crianças

O presente trabalho objetivou analisar, no contexto da Educação Infantil do Campo, o currículo vivido por meio de atividades oportunizadas às crianças, buscando responder à questão: que atividades são propiciadas às crianças e que compõem o currículo que elas vivenciam em um contexto de Educação Infantil do Campo? A pesquisa partiu da consideração de que: a) a Educação Infantil do Campo precisa respeitar, em suas propostas pedagógicas e currículos, as crianças em seus contextos e especificidades, considerando seus modos próprios de vida, ao mesmo tempo que oportunizar a apropriação de outras práticas da cultura, propiciando seu desenvolvimento integral; b) o currículo compreende as situaçõesações-relações que são vivenciadas por crianças e professores nos espaços e tempos das instituições. As atividades propostas e vivenciadas diariamente são representativas dos currículos; c) as práticas desenvolvidas junto às crianças na Educação Infantil do Campo, as quais constituem os currículos por elas vividos nas instituições, são, ainda, pouco conhecidas e discutidas, o que aponta a necessidade de estudos que busquem ampliar esse conhecimento; d) o desenvolvimento metodológico do estudo orientou-se por princípios da investigação qualitativa e proposições da abordagem histórico cultural de L. S. Vigotski, bem como pelo dialogismo de M. Bakhtin para a pesquisa sobre processos humanos e sociais. Segundo esses princípios e proposições, tanto os objetos de estudo quanto os procedimentos de investigação têm centralidade nas interações e na linguagem – produção de sentidos; envolvem práticas de descrição e interpretação, responsabilidade e responsividade na construção de respostas às questões de partida.Como procedimentos de construção de dados,foram desenvolvidas observações de tipo semiparticipativo com registro em Diário de Campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola situada na zona rural de um município do Rio Grande do Norte, em uma turma multi-idade com 18 crianças de três a cinco anos e duas professoras – titular e auxiliar. A análise dos dados construídos possibilitou constatar que, no dia a dia, é oportunizado às crianças, pelas professoras, um conjunto de atividades com pouca variação e próprias a instituições de Educação Infantil de contextos urbanos: 1.(Não) atividade – espera entre atividades fixas; 2. Atividades de higiene; 3. Atividades de alimentação; 4. Conversas na Roda e em outros tempos-espaços; 5. Canto de canções infantis; 6. Atividades com a língua escrita; 7. Atividades de desenho e pintura (colorir); 8. Modelagem com massinha; 9. Brincadeiras dentro e fora da sala; 10. Atividades com quantidades e números; 11. Atividades de recorte e colagem; 12. Contação e “leitura” de histórias; 13. Apresentação de vídeos; e 14. Atividades/tarefas de casa. Essas atividades se apresentam, no dia a dia, de maneira pouco diversificada, com forte caráter mecânico e descontextualizado, sem articulação com as vivências reais das crianças, com seus interesses e necessidades. Desse modo, as interações, brincadeiras, participação, exploração e expressão por parte das crianças – embora existam – mostram-se pouco enriquecidas, em função dos modos como as atividades são encaminhadas. De forma especial, as atividades não se articulam com as especificidades do contexto de vida das crianças, não contribuindo, consequentemente, para o conhecimento e a valorização de suas especificidades e para a afirmação de suas identidades como sujeitos do campo. Ressaltamos, ainda, a presença, no cotidiano da turma, de objetos e práticas próprios de contextos urbanos, o que aponta para uma reconfiguração das vidas e dos sujeitos “do campo”, o que pode se refletir nas práticas da escola e vice-versa. O estudo indica a necessidade de processos formativos junto aos docentes e gestores desse contexto na perspectiva de ressignificação de suas próprias práticas, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação das crianças.

Nome do Autor: Edileide Ribeiro Pimentel
Nome do Orientador: Denise Maria de Carvalho Lopes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PIMENTEL, Edileide Ribeiro. Educação Infantil do campo e currículo: que atividades são oportunizadas às crianças. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2019.