Abec

Abec


     

Formando-se professor(a) da educação infantil: a escola com contexto

O presente trabalho é fruto de um conjunto de vivências e reflexões acerca da docência na Educação Infantil e, de modo especial, das questões suscitadas pelas primeiras experiências enquanto professora e de como tais questões foram sendo, gradativamente, respondidas a partir da vivência em uma escola. Orientadas por essas vivências e pelos estudos de Oliveira-Formosinho (2002) sobre a formação de professoras de educação infantil no contexto da escola, entre outros como: Barreto, Kulhmann Jr. (1998); Vasconcelos et. al. (2000); Nóvoa (1992, 1995), Moita (1995), Freire (1996), Tardif (2002, 2009) Kramer (2005) e Hargreaves, Fullan (2000), construímos, como questões de estudo: quais as situações que se convertem em contextos de formação de profissionais em uma instituição de educação infantil? Quais os sujeitos que delas participam? De que modo participam? Nessa perspectiva o objetivo do nosso trabalho se constitui em: investigar, na perspectiva dos professores(as) de uma instituição pública de Educação Infantil, as situações de interação profissional que se convertem em contexto de formação docente. A pesquisa assumiu os princípios da abordagem qualitativa e de um estudo de caso intrínseco (STAKE, 1998), cujo lócus foi um Centro Municipal de Educação Infantil, assim definido pelas suas peculiaridades relativas à formação do corpo docente no contexto das práticas. Construímos os dados junto a um grupo de nove professoras deste CMEI mediante a realização de questionário, entrevistas e análise documental. A análise dos dados, orientada pelos princípios da Análise de Conteúdo, possibilitou constatar que, além da formação inicial e pessoal, o contexto da escola contribui de forma fundamental para sua formação de professores da Educação Infantil, considerando suas especificidades. Concluímos com a confirmação de que em situações sistemáticas e assistemáticas desenvolvidas no cotidiano da escola, na interação com seus pares e demais membros da comunidade escolar, as professoras se apropriam de saberes próprios à docência específica na Educação Infantil

Nome do Autor: Milena Paula Cabral de Oliveira
Nome do Orientador: Denise Maria de Carvalho Lopes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2011
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Milena Paula Cabral de. Formando-se professor(a) da educação infantil: a escola com contexto. 2011. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2011.