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Nas entrelinhas da prática docente: perspectiva de qualidade da alfabetização e do letramento na infância

Alfabetizar crianças tem sido um grande desafio no cenário educacional brasileiro. A problemática da não alfabetização na infância gera o analfabetismo do adulto e um grave problema social, responsável pela exclusão e marginalização da pessoa que desafortunada desse bem cultural, vivência essa condição. Entre outras privações a pessoa analfabeta fica impossibilitada do exercício pleno de sua cidadania. É indiscutível que o desenvolvimento de uma nação se dá em parceria com a educação de seu povo. Pelas razões sintetizadas, o objetivo deste estudo é analisar os elementos sustentadores de uma prática de qualidade na alfabetização de crianças. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, através de um estudo de caso, do tipo etnográfico, combinado com um estudo transversal. A investigação se deu na Escola Municipal José Alves Sobrinho, no município de Mossoró-RN. Utilizamos como instrumentos para a construção de dados entrevista semi-estruturada, análise documental e observação participante, desse último dispositivo metodológico originou-se um diário de campo. Privilegiamos o aporte teórico da teoria Interacionista de aprendizagem para subsídio no desvelamento das representações cognitivas dos sujeitos, discutimos as concepções de alfabetização e letramento na infância tendo como âncora a teoria interacionista/construtivista, buscamos situar os conceitos de qualidade, prática, currículo e cultura escolar, implícitos em nosso objeto, através de uma abordagem multirreferenciada. Nossos sujeitos foram professoras alfabetizadoras, dos primeiros anos escolares, pedagogas, de três salas de aulas, sendo uma de cada ano escolar, e seis crianças, entre seis e nove anos de idade, duas de cada ano escolar. Tendo em vista as informações advindas do campo empírico, optamos pela análise de conteúdo, elaborando um tema, uma categoria, com ele relacionada, e uma subcategoria em que apreendemos os elementos sustentadores da qualidade, da prática alfabetizadora, por nós interpretada. Os dados construídos, analisados, no direcionamento de nossas significações, desvelam, através das representações cognitivas dos sujeitos e demais instrumentos de análise, um movimento teórico-prático no interior da sala de aula, traduzido em estratégias didáticas que configuram uma prática peculiar, produtiva, com competências definidas para cada nível de ensino, sob a forma de objetivos a serem atingidos em cada ano e ao final dos três primeiros anos escolares. Vimos elementos que singularizam a cultura escolar, revelam o compromisso profissional com a comunidade, demonstra formas de superação das dificuldades, imaginação e investimento de tempo para lidar com a imposição burocrática imposta pela Rede de Ensino Municipal a qual os sujeitos estão vinculados.

Nome do Autor: Francisca Maria Gomes Cabral Soares
Nome do Orientador: Neide Varela Santiago
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2008
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOARES, Francisca Maria Gomes Cabral. Nas entrelinhas da prática docente: perspectiva de qualidade da alfabetização e do letramento na infância. 2008. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008.