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Uma releitura dos princípios políticos e pedagógicos concebidos por Paulo Freire

Este estudo tem como objeto de investigação uma releitura dos princípios políticos e pedagógicos concebidos por FREIRE. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, instigada pelo problema: por que os escritos de Paulo Freire que foram produzidos no início dos anos de 1960 do século passado parecem tão atuais mas não conseguem influenciar e transformar os saberes e a vida de milhões de alunos e alfabetizadores/as brasileiros? Esse estudo se justifica e assume relevância social uma vez que analisa dois aspectos: um deles está no fato de que o Brasil já experimentou várias campanhas de alfabetização de jovens e adultos, que prometeram, alfabetizar o povo brasileiro e não conseguiram. O segundo aspecto está na possibilidade de que a educação de jovens e adultos e os cursos de formação básica e continuada possam se apropriar dos princípios políticos e pedagógicos de FREIRE para modificá-los. O objetivo deste estudo é analisar quais e que Princípios Políticos e Pedagógicos são revelados por FREIRE nos seus escritos que somados ao Pensamento Pedagógico Brasileiro faz propostas fundamentais para a educação de jovens e adultos para o Século XXI. O corpo desta dissertação foi se formando à medida que fomos tomados pela consciência das crenças de FREIRE, semelhantes às nossas. Relacionando seus escritos, com nosso olhar e compreensão, realizamos a sumarização, a análise e a redação do texto final. Este estudo foi estruturado em quatro partes sendo que a primeira apresenta a introdução do estudo a qual evidencia a gênese do problema e sua relevância; o tema, o pesquisador, o desejo de estudar, o percurso, a escolha metodológica e a construção do corpus da pesquisa. A segunda parte deste estudo contém os capítulos, sendo que o primeiro traz os fragmentos da vida de FREIRE; este capítulo apresenta elementos importantes para compreender o processo de construção de suas crenças. O capítulo II objetiva analisar como os princípios do diálogo e conscientização foram constituídos ao longo da história da vida e da profissão do professor e pesquisador FREIRE, destacando principalmente o tempo de sua infância, adolescência e maturidade. No capítulo III, enfoca-se a aplicação prática dos princípios de FREIRE nos trabalhos de alfabetização de jovens e adultos no Brasil antes do seu exílio. A terceira parte deste estudo está às considerações finais, parte essa em que se evidenciam as descobertas deste estudo e a possível repercussão que elas podem ter na formação básica e continuada dos/as alfabetizadores/as de Jovens e Adultos. A quarta e última parte, consta da bibliografia temática, criteriosamente selecionada, estudada, relida que neste estudo assumiu um status singular por se tratar de uma pesquisa bibliográfica e documental com uma abordagem qualitativa Enfim o desafio deste estudo, é estender esse olhar cientifico, criterioso, cauteloso, por que não dizer cuidadoso para fazer chegar a todos/as os/as alfabetizadores/as, indistintamente, a releitura dos princípios políticos e pedagógicos concebidos por FREIRE.

Nome do Autor: Francisco José Gonçalves Dutra
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: DUTRA, Francisco José Gonçalves. Uma releitura dos princípios políticos e pedagógicos concebidos por Paulo Freire . 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2005.