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Projeto de intervenção escolar para alunos com problemas de aprendizagem na alfabetização: construção, implementação e resultados

Este trabalho consiste de uma pesquisa de intervenção realizada em uma escola municipal da cidade de Uberlândia - MG. O processo de investigação e ações intervencionistas teve como objetivo principal verificar se uma intervenção escolar pode ser eficaz para enfrentar os "problemas de aprendizagem" dos a/unos durante a alfabetização, investigando, ainda, a contribuição das professoras alfabetizadoras e da pedagoga nesse processo. Houve, dessa forma, o compromisso de tentar amenizar a evasão e a repetência, possibilitando o desenvolvimento dos alunos que se encontravam nessa condição. Para tanto, a pesquisadora organizou o trabalho a partir da apresentação do problema de aprendizagem na alfabetização (capítulo I), justificando a pertinência e relevância científica e social do estudo. A trajetória metodológica foi delineada de acordo com os princípios da pesquisa-ação. Essa modalidade de pesquisa tomou-se pertinente dada suas condições de interferir na realidade, buscando transformá-la conforme as necessidades, expectativas do grupo e condições histórico-culturais do contexto. Para construção do projeto de intervenção escolar (capítulo II) os instrumentos utilizados para a coleta de dados nessa fase inicial foi o diagnóstico psicopedagógico, os questionários e a observação. Por meio da análise dos dados, respaldada no referencial teórico piagetiano, tomou-se possível conhecer melhor os participantes da pesquisa -alunos, professoras e pedagoga - e propor ações intervencionistas, compreendendo a fase de implementação (capítulo III). Os resultados da intervenção (capítulo IV) foram analisados à luz dos objetivos almejados, relatando o complexo cotidiano das ações. A análise dos resultados levou a seguinte conclusão (capítulo V): a partir do enfrentamento dos obstáculos do contexto escolar, por meio de projetos voltados para alunos e professores, é possível modificar a realidade educacional de alunos sujeitos ao fracasso, o que significa transformar suas possibilidades de inclusão social e de cidadania

Nome do Autor: Maria Irene Miranda
Nome do Orientador: Claudia Leme Ferreira Davis
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MIRANDA, Maria Irene. Projeto de intervenção escolar para alunos com problemas de aprendizagem na alfabetização: construção, implementação e resultados. 2005. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Minas Gerais, 2005.