Abec
Abec
Configuração do desempenho didático do educador - alfabetizador.
O objetivo do estudo foi de analisar e caracterizar o desempenho didático do alfabetizador, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, através de questionários (aos professores e supervisores), de observações diretas da pratica desenvolvida nas escolas pesquisadas (estaduais) e de entrevistas com pais de alunos. Foram trabalhadas 3 variáveis: as formas de organização empregadas para a elaboração do planejamento das atividades de ensino-aprendizagem; os conteúdos programáticos e a metodologia utilizada. Os resultados mostraram que as alfabetizadoras elaboram o planejamento de ensino, de forma individual e não existe relação entre o planejamento e a prática pedagógica; os conteúdos desenvolvidos são aqueles trazidos nas cartilhas, livros e manuais, (distribuídos pela SEC/PB), a metodologia fica reduzida a transmissão de um "saber" expresso nas cartilhas. A autora concluiu que o desempenho didático das alfabetizadoras e também das supervisoras, tal como vem sendo desenvolvido, não contribui significativamente na alfabetização da maioria dos educandos socialmente desfavorecidos e sugere uma prática de planejamento participativo e promoção de cursos de reciclagem (e/ou aperfeiçoamento).
Nome do Autor: MEDEIROS, Tereza Donato deNome do Orientador: Augusto João Crema Novaski
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência: DE, MEDEIROS, Tereza Donato. Configuração do desempenho didático do educador - alfabetizador.. 1984. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Santa Maria, , 1984.