Abec

Abec


     

A formação e a prática de professores de 1ª série do 1º grau iniciantes do exercício docente.

O estudo propôs analisar as opiniões que os professores de primeira à quarta série do primeiro grau emitiram sobre sua formação e prática em relação ao exercício do magistério, com o intuito de perceber melhor a realidade que esses profissionais enfrentam. Nas entrevistas individuais, que foram gravadas, foi escolhido os depoimentos de treze professores como menos de dois anos de experiência docente. O conjunto dos depoimentos, transcritos integralmente, constitui a unidade do estudo de caso realizado, cujo conteúdo foi analizado pelo trabalho. A análise fopi realizada estabelecendo as categorias por temas, de forma sistemática, a partir de todas as opiniões dos professores em relação a aspectos ligados a sua preparação técnico-pedagógico e a sua realização prática e concreta no processo de ensino-aprendizagem, na escola. No conteúdo analisado constatou-se que também na opinião dos professores em exercício, o seu preparo é inadequado para a realidade onde eles executam sua tarefa profissional especialmente no que se refere aos aspectos humanos e técnico do processo educacional. os professores declaram que na prática eles se defrontam com uma situação complexa e difícil, diante da qual parece que tomam atitudes simples e rotineiras. Ao longo da análise foi percebido que o aspecto sócio-político do processo educacional, em geral, está ausente do discurso e da prática desses profissionais.

Nome do Autor: LEQUERICA, Maria A. Onolaindia Y.
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: Y., LEQUERICA, Maria A. Onolaindia. A formação e a prática de professores de 1ª série do 1º grau iniciantes do exercício docente.. 1983. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1983.