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O ensino público estadual de 1º grau na grande São Paulo: o ciclo básico em questão.

 RESUMO: O presente trabalho objetivou analisar o problema da repetência no Ensino Público Estadual de 1º grau na Grande são Paulo, com destaque para o Ciclo Básico. Com base em dados secundários obtidos junto a organismos oficiais da Secretaria de Educação de S.P. e dados primários obtidos junto a duas escolas estaduais, no decorrer de 1989, a autor pode analisar a reprovação e a sua conexão com variáveis sócio-econômicas e formas de trabalho desenvolvido na escola. Para tanto foram analisadas uma escola com baixa taxa de aprovação ao final do C.B. e outra com alta taxa de aprovação, tendo sido aplicados questionários a docentes, pais e alunos, além de observações nas escolas, participação em reuniões, conversas com a direção e com os alunos; e também entrevistas individuais com os professores. Segundo autor buscou-se através da análise empírica das práticas escolares descrever como a escola trabalha, de modo a destacar aspectos que apontem uma direção positiva no sentido de melhoria da qualidade do ensino e dos seus resultados medidos através das taxas de aprovação.

Nome do Autor: Waldemar Marques
Nome do Orientador: Maria de Lurdes Manzini Covre
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Proposta Didática
Referência: MARQUES, Waldemar. O ensino público estadual de 1º grau na grande São Paulo: o ciclo básico em questão. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1991.