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Construindo a alfabetização: um estudo de caso.

Esta dissertação descreve o processo de alfabetização desenvolvido pela autora em uma classe de 1ª série de uma escola municipal da periferia da cidade de São Paulo, à luz da psicogênese da língua escrita, embasada na teoria construtivista piagetiana. A classe era constituída de 32 alunos, 19 meninos e 13 meninas, que formavam um grupo heterogêneo, reunindo crianças pré-escolarizadas, sem pré-escolaridade e repetentes, todas oriundas de camadas populares. A autora descreve o "fazer da sala de aula", relatando uma prática pedagógica construtivista, a partir de procedimentos metodológicos nos quais buscava articular o possível e o necessário na construção do conhecimento, possibilitando à criança o aflorar e o desenvolver da criatividade, e o emergir de suas hipóteses de conhecimento da língua escrita. A autora conclui que o trabalho realizado representa um novo proceder na alfabetização, desenvolvido a partir dos estudos piagetianos do conhecimento e dos trabalhos da psicogênese da língua escrita, e conduz a uma alfabetização consciente, construtiva e significativa.

Nome do Autor: BISCOLLA, Vilma Mello
Nome do Orientador: Arlete Rosa Magdalena D'Antola
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência: MELLO, BISCOLLA, Vilma. Construindo a alfabetização: um estudo de caso.. 1989. Selecione tipo de trabalho... (PG em Supervisão e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1989.