Abec

Abec


     

Linguagem e fracasso escolar: uma visão crítica.

A partir do entendimento do funcionamento da escola, interessa-se, principalmente, analisar as relações que se estabelecem entre Linguagem e Fracasso Escolar, do ponto de vista daescola e do aluno, ou seja em que medida a linguagem é utilizada como instrumento e seleção de crianças de classes subalternas. Para alcançar esses objetivos, o trabalho foi dividido em seis capítulos. A primeira parte tratará da Escola e constará de três capítulos assim distribuídos: O capítulo I, de natureza descritiva, abordará a concepção de língua utilizada pela escola, tentando demonstrar suas características; O capítulo II, aborda o conhecimento linguístico utilizado pela escola, no caso específico, as gramáticas; O capítulo III exemplifica, através de pesquisa realizada com professores do ensino de 1º grau, como a escola utiliza agentes para transmitir sua concepção de língua. A segunda parte tratará do outro elemento da díade, o Escolar. Desta forma, o Capítulo IV visa mostrar a visão da linguagem do aluno, segundo refletida na literatura pertinente; o Capítulo V aborda as características da língua oral e escrita, de acordo com a produção linguística que é exigida do aluno pela escola; o Capítulo VI apresenta exemplos de produções linguísticas do aluno concreto, na escola do 1º grau. E, finalmente um último ítem, as Considerações Gerais, onde pretendemos sintetizar o trabalho realizado, e apresentar os comentários e sugestões.

Nome do Autor: OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Fracasso escolar
Referência:

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. Linguagem e fracasso escolar: uma visão crítica. São Paulo: PG em Letras, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, 1984. 127p. (Tese de Doutorado).