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Efeito de cursos de aperfeiçoamento na área de alfabetização sobre o rendimento de alunos em leitura ao final de 1ª série escolar.

O estudo teve por objetivos: investigar os efeitos do preparo do professor, obtido em curso de treinamento específico para a alfabetização, sobre o rendimento em leitura de alunos da 1ª série; verificar o grau de influência no desempenho dos alunos do tempo de serviço do professor no magistério, seu tempo de atuação em classes de alfabetização e sua preferência pelo trabalho nessas classes; investigar a contribuição dos cursos realizados pelo professor para a obtenção de conhecimentos teóricos sobre alfabetização. Uma escala do tipo Likert e um questionário foram aplicados a uma amostra de 40 professores da rede municipal do Rio de Janeiro, e um teste de rendimento em leitura foi aplicado aos 950 alunos desses professores. Dos 40 professores, 20 tinham realizado cursos de atualização ou especialização em alfabetização, e os outros 20, não. Os resultados revelaram que: comparados os resultados do teste de rendimento em leitura, houve diferença significativa a favor do grupo de alunos dos professores que tinham feito cursos; os cursos não contribuíram para elevar o nível de conhecimentos teóricos sobre alfabetização; os fatores tempo de magistério, experiência em classes de alfabetização e preferência pelo trabalho nessas classes exerceram pouca influência sobre o rendimento obtido pelos alunos.

Nome do Autor: CASAL, Marisa Madureira
Nome do Orientador: Júnia Flávia D'Affonseca Johnson
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

CASAL, Marisa Madureira. Efeito de cursos de aperfeiçoamento na área de alfabetização sobre o rendimento de alunos em leitura ao final de 1ª série escolar. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1981. 118p. (Dissertação de Mestrado).