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A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística

O objetivo da pesquisa foi analisar a formação do professor alfabetizador do ponto de vista de sua preparação lingüística. A partir de uma abordagem teórica dos fundamentos lingüísticos do processo de alfabetização, analisaram-se depoimentos de 10 professoras alfabetizadoras da rede pública de Belo Horizonte e 44 professoras de 2º grau, em exercício em Escolas Normais da rede estadual de Minas Gerais; as disciplinas Língua Portuguesa Instrumental e Didática da Comunicação e Expressão, do currículo das escolas normais; a proposta curricular para a habilitação de magistério do 1º grau, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Observaram-se, ainda, 2 turmas de 1ª série do 1º grau, de uma escola pública que atende a alunos das camadas populares. Concluiu-se que: os professores alfabetizadores não conhecem as teorias lingüísticos, o que os tem levado a distorções nas atividades de ensino e a uma atitude preconceituosa quanto à linguagem das crianças das camadas populares; os professores consideram inadequada a formação que receberam na área dos estudos de linguagem.

Nome do Autor: SANTOS, Alzirina Miranda dos
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

SANTOS, Alzirina Miranda dos. A formação do professor alfabetizador: a faceta lingüística. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1986. 105p. (Dissertação de Mestrado).