Abec

Abec


     

A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar - um estudo de

O objetivo do estudo foi analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na 1ª série do 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação docente, por considerar que o professor é uma das alternativas de superação desse fracasso. O estudo foi realizado em uma única escola, escolhida por apresentar índice significativo de fracasso escolar da rede municipal de Curitiba que atende a uma clientela carente. Foram utilizadas as técnicas de observação e de entrevistas com as professoras atuantes nas classes de alfabetização, as supervisoras pedagógicas e a diretora da escola. Dos dados coletados conclui-se que: as professoras alfabetizadoras não receberam fundamentação necessária à realização da tarefa de alfabetizar em seus cursos de formação para o magistério; as alfabetizadoras não foram preparadas para trabalhar com a criança concreta e real, pertencente às camadas menos favorecidas, contribuindo dessa forma para manter os altos índices de fracasso escolar.

Nome do Autor: PEREIRA, Doris Beatriz Gonçalves
Nome do Orientador: Anna Wachowiscz
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

PEREIRA, Doris Beatriz Gonçalves. A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar - um estudo de caso. Curitiba: PG em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 1984. 195p. (Dissertação de Mestrado).