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O emprego de estratégias visuais e fonológicas na leitura e escrita em português.

O objetivo da pesquisa foi investigar as estratégias empregadas por crianças ao processarem a leitura e a escrita, nos primeiros anos de escolarização. Foram realizados três estudos experimentais: 1º - efeito de três fatores (interferência fonológica, interferência visual e extensão da palavra) sobre o desempenho de 80 crianças, da alfabetização a 3ª série, em tarefas de leitura e compreensão de frases, leitura e escrita de palavras isoladas; 2º reexame ao final do semestre letivo seguinte, das crianças das duas classes iniciais; 3ª efeito de variações na metodologia de investigação sobre o desempenho das crianças na leitura de palavras isoladas, com outras 40 crianças de 1ª e 2ª séries. Os resultados permitiram concluir que: no início da escolarização, as crianças recorrem a estratégias fonológicas; o mesmo ocorreu quando os alunos foram testados com outra metodologia de investigação; após uma etapa inicial da aprendizagem de leitura e escrita, ocorrem mudanças no modo como as crianças processam as habilidades de ler e escrever, sugerindo que os tipos de estratégias se relacionam com a progressão escolar.

Nome do Autor: MORAIS, Artur Gomes de
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência:

MORAIS, Artur Gomes de. O emprego de estratégias visuais e fonológicas na leitura e escrita em português. Recife: PG em Psicologia, Departamento de Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1986. 179p. (Dissertação de Mestrado).