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Cartilhas e materiais didáticos: critérios norteadores para uma política educacional.
Os objetivos da pesquisa foram: analisar os pressupostos de programas educacionais que buscavam intervir nas condições de ensino das escolas rurais, através da produção de cartilhas; identificar e analisar as soluções privilegiadas por 5 Secretarias de Estado do Nordeste envolvidas nessa intervenção, determinando os princípios que nortearam a definição das cartilhas e seu processo de elaboração, e os condicionantes técnicos, políticos e econômicos dessa elaboração. A partir da análise de documentos oficiais, em que se incentiva a produção de novos materiais didáticos para a alfabetização, e da análise de estudos sobre o processo de alfabetização, particularmente no que se refere à sua regionalização, a autora apresenta e analisa resultados obtidos em entrevistas com 12 profissionais envolvidos com o projeto de produção de cartilhas regionais, no Nordeste. Relaciona o referencial teórico apresentado à prática detectada nas entrevistas, e aponta a necessidade de uma política de aplicação de recursos que privilegiasse, antes de uma produção em larga escala de cartilhas, uma análise crítica das já existentes ou desenvolvimento de protótipos a serem testados.
Nome do Autor: ESPOSITO, Yara LúciaNome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Cartilhas
Referência:
ESPOSITO, Yara Lúcia. Cartilhas e materiais didáticos: critérios norteadores para uma política educacional. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1985. 200p. (Dissertação de Mestrado).