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Análise de cartilha e aprendizagem significativa

O objetivo do estudo foi avaliar a adequação do material didático "cartilha" à população a que se destina. Tomou-se, como suporte teórico a teoria cognitivista de aprendizagem da leitura, de Ausubel. Fez-se a análise da cartilha Caminho Suave, considerada a mais popular. Foi analisada a adequação das palavras e das ilustrações a crianças de nível sócio-econômico diferentes. Foram testadas 40 crianças, 20 de nível socio-econômico privilegiado e 20 de nível sócio-econômico baixo. Os resultados indicaram que a Cartilha é inadequada tanto para o grupo mais privilegiado economicamente como para o menos privilegiado.

Nome do Autor: SEGRE, Golda Waimober
Nome do Orientador: Abigail Alvarenga Mahoney
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Cartilhas
Referência:

SEGRE, Golda Waimober. Análise de cartilha e aprendizagem significativa. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1985. 84p. (Dissertação de Mestrado).