Abec

Abec


     

Métodos de alfabetização e o processo de compreensão

Os objetivos da pesquisa foram: comparar os resultados dos métodos de alfabetização - sintético e global - com o nível de compreensão e comunicação; verificar as possíveis relações entre os métodos de alfabetização e o desenvolvimento lógico-verbal da criança. Constituíram-se 2 grupos equivalentes de 172 alunos cada um, de escolas públicas não repetentes, aprovados ao final da 1ª série, um alfabetizado pelo método analítico e outro pelo sintético. Os 2 grupos foram equiparados em termos de idade, sexo, nível sócio-econômico e nível de inteligência. Duas estórias foram lidas pelas crianças, que deveriam reproduzi-las por escrito e responder a perguntas escritas. Para avaliar a compreensão por parte das crianças, utilizou-se o "coeficiente de compreensão" de Piaget. Os resultados evidenciaram que o grupo alfabetizado pelo método analítico apresentou nível de compreensão global e compreensão das ligações causais superior ao do grupo alfabetizado pelo método sintético.

Nome do Autor: Maria Cecília de Oliveira Micotti
Nome do Orientador: Amélia Americano Domingues de Castro
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1969
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Método
Referência: MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. Métodos de alfabetização e o processo de compreensão. 1969. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 1969.