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Alfabetização - propostas e problemas para uma análise do seu discurso.

A autora faz uma análise do discurso da alfabetização através do estudo das 8 cartilhas mais utilizadas em São Paulo no período de 1930 a 1970. Os textos das cartilhas foram desmontados em enunciados categorizados segundo critérios que refletissem as formas de manipulação da linguagem através de uma determinada organização semântica. Foram considerados enunciados assertivos (3 categorias), enunciados imperativos, interrogativos e normativos. Uma leitura interpretativa revelou um discurso impessoal caracterizado pelo uso da "não-pessoa" e uso predominantemente de enunciados imperativos para expressar a correlação de subjetividade "eu-tu". No período analisado, as mudanças nas cartilhas quanto ao nível gráfico são significativas, mas são muito pouco significativas quanto ao conteúdo. Concluiu-se, ainda que, através do discurso da alfabetização não se depreende o reflexo de determinados momentos históricos, ao longo do tempo.

Nome do Autor: DIETZSCH, Mary Julia Martins
Nome do Orientador: Romeu de Morais Almeida
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Cartilhas
Referência: MARTINS, DIETZSCH, Mary Julia. Alfabetização - propostas e problemas para uma análise do seu discurso.. 1979. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade de São Paulo, , 1979.