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Estudo das práticas lingüísticas, discursivas e pedagógicas no início da escolar
O objetivo da pesquisa foi comparar as práticas lingüísticas e discursivas da criança de 1ª série com as dos livros adotados no início da escolarização. Foram gravadas emissões livres e em situação de estimulação, em sessões individuais e coletivas, de 65 crianças matriculadas na 1ª série do 1º grau de escolas públicas, idade entre 7 a 12 anos. Para o estudo dos livros, foram sorteados textos de cartilhas, pré-livros e livros. Os registros foram analisados sob os pontos de vista discursivo e gramatical. Os resultados evidenciaram desvinculação entre a linguagem da criança e a do livro didático, tanto sob o aspecto discursivo quanto sob o aspecto gramatical, e, apontam para a necessidade de a escola abrir um espaço onde a criança manifeste as diversas formas de expressão de sua linguagem para a partir disso ser, elaborado o material escolar.
Nome do Autor: SILVA, Maria das GraçasNome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Língua Oral / Língua Escrita
Referência:
SILVA, Maria das Graças. Estudo das práticas lingüísticas, discursivas e pedagógicas no início da escolarização. Natal: PG em Educação, Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1982. 142p. (Dissertação de Mestrado).