Abec

Abec


     

Estilos de desempenho dos professores da 1ª série e seus efeitos sobre a aprendi

O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre o estilo de desempenho da professora alfabetizadora e o resultado dos alunos na alfabetização. Foi feita observação de 12 professoras alfabetizadoras. No final do ano, 120 alunos dessas professoras foram submetidos a testes de leitura e escrita de palavras. Da análise qualitativa das atividades de sala de aula, resultou uma escala de avaliação de estilos de desempenho. Os resultados foram analisados em quatro níveis: identificação do estilo do desempenho das professoras, estilo de desempenho da professora e performance dos alunos, escala de desempenho dos alunos, perfil dos alunos aprovados ou retidos e avaliação das professoras. Foram constatados dois estilos: o mecanicista e o elaborativo. Os resultados dos alunos nas tarefas aplicadas e ao final do ano evidenciaram que não houve relação entre o estilo de desempenho do professor e a aprendizagem dos alunos na 1ª série, e as professoras possuem critérios maleáveis para aprovar, enquanto que o julgamento dos retidos indica uma avaliação dirigida para detectar a ausência de requisitos para a 1ª série.

Nome do Autor: BUARQUE, Lair Levi
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

BUARQUE, Lair Levi. Estilos de desempenho dos professores da 1ª série e seus efeitos sobre a aprendizagem de leitura. Recife: PG em Psicologia, Departamento de Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1986. 267p. (Dissertação de Mestrado).