Abec
Abec
Fracasso escolar: a constituição sociológica de um discurso.
O balanço das pesquisas sobre o fracasso escolar evidencia, na frequência e na diversidade de abordagem como que este assunto tem sido estudado pelos educadores brasileiros, duas explicações de natureza diferenciada: umaque investiga a individualidade do aluno para explicar o seu fracasso na escola e outra que investiga as instituições de ensino para explicar o fracasso da escola. O trabalho se propôs analisar o contexto da formulação do discurso sobre o fracasso escolar qu, ancorado na crítica desempenho ineficiente e ao modo seletivo com que a escola pública atende sua clientela, deu origem à idéia de fracasso da escola pública brasileira. No final dos anos 50 e início dos anos 60, a massificação do ensino público, a institucionalização da pesquisa educacional e os avanços metodológicos da Sociologia, bem como a inserção dessa disciplina nas questões educacionais, compuseram o contexto histórico e institucional da formulação da idéia de fracasso da escola pública. Para esta investigação, foram usadas como fontes privilegiadas as publicações do INEP, considerando-se a representatividade que as pesquisas e estudos realizados pelos intelectuais daquele instituto tiveram no pensamento pedagógico brasileiro. Evidenciou-se que, movidos pelo discurso da racionalidade isenta e objetiva, aqueles intelectuais formularam um discurso contraditório sobre a escola. em nome da igualdade de oportunidades clamavam por uma escola democrática mas negaram essa possibilidade ao considerar a escola como culpada diante dos problemas educacionais brasileiro. Nesta contradição, encontra-se a origem da explicação ideológica que sustenta a idéia de fracasso da escola pública, presente no discurso pedagógico brasileiro.
Nome do Autor: TIBALLI, Elianda Figueiredo ArantesNome do Orientador: Mirian Jorge Warde
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Fracasso escolar
Referência:
TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. Fracasso escolar: a constituição sociológica de um discurso. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998. 248p. (Tese de Doutorado).