Abec
Abec
Educacao fisica integrada a alfabetizacao (EFIALFA) : um metodo especifico de ensino para educacao fisica nas turmas de alfabetizacao.
O presente estudo objetivou, primeiramente, elaborar um método específico de ensino que tivesse, como característica fundamental, a integração da Educação Física com o processo de alfabetização escolar desenvolvido em sala de aula, para então, num segundo momento, verificar-se a aplicabilidade desse método numa escola pública e as implicações pedagógicas decorrentes das situações práticas. Fundamentado em referenciais teóricos da pedagogia, da psicologia e da educação física, o método elaborado, denominado "Educação Física Integrada à Alfabetização - EFIALFA", foi aplicado à duas turmas de CA durante um semestre letivo. Os dados foram coletados através de registro em vídeo das sessões, fotografias e slides, anotações, diário de pesquisa; análise de material produzido pelos alunos em sala de aula, de entrevistas com professoras alfabetizadoras e com a professora de educação física do semestre seguinte, e levantamento de dados dos alunos nas fichas da escola. O método EFIALFA caracterizou-se por visar a interdisciplinaridade, propor atividades lúdicas, trabalhar a representação de situações vividas em aula, buscar a interação entre o mundo social e cultural da criança e salientar a linguagem corporal da criança em sua dimensão afetiva. Os resultados demonstraram a aplicabilidade do método em situação real de ensino, verificando-se ainda que o mesmo contribuiu para as aprendizagens de sala relacionadas ao processo de alfabetização.
Nome do Autor: Alexandre Moraes de MelloNome do Orientador: Marieta Lucia Machado Nicolau
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MELLO, Alexandre Moraes de. Educacao fisica integrada a alfabetizacao (EFIALFA) : um metodo especifico de ensino para educacao fisica nas turmas de alfabetizacao. 1998. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.