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Dificuldades de aprendizagem: modalidade de atenção e análise de tarefas em mate

Buscando identificar fatores causadores de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, a autora desenvolve duas pesquisas, uma focalizando uma variável do ambiente escolar (material didático) e outra uma variável do aluno (modalidade de atenção). Na pesquisa sobre material didático de alfabetização, foram analisadas 14 cartilhas e 11 programas preparatórios, publicados e em uso entre 1981 e 1985. As tarefas propostas ao aluno foram identificadas e analisadas segundo as seguintes 4 categorias e subcategorias: estímulo (visual verbal, visual não verbal, auditivo alfabetizador, auditivo não alfabetizante); resposta (motora verbal, motora não verbal, vocais alfabetizantes, vocais não alfabetizantes); cognição (discriminação, codificação, conceitual); memória (identificação, reconhecimento, retenção). Os resultados evidenciaram a freqüência maior de estímulos visuais e de respostas motoras, e a presença das 3 subcategorias de cognição e memória, sendo, porém, privilegiados os níveis mais elementares destas. A pesquisa sobre o estilo de aprendizagem na modalidade de atenção do aluno às instruções a ele transmitidas foi realizada com 10 alunos de 1a série de uma escola pública. A metodologia constou de 3 tipos de avaliação de estilos de aprendizagem: avaliação da professora a respeito do estilo de aprendizagem dos alunos; resultados da aplicação de um Inventário de Estilo de Aprendizagem (cartões com figuras e questões), utilizando-se apenas a parte referente aos aspectos perceptivos; resultados em provas acadêmicas visuais e auditivas (tarefas com instruções visuais ou auditivas, exigindo respostas motoras e vocais em diferentes níveis de cognição e memória). Comparados os resultados, a autora conclui que não houve correlações significativas entre os 3 tipos de avaliação do estilo de aprendizagem; não foi possível estabelecer com precisão os estilos preferenciais dos alunos; as tarefas das provas acadêmicas não se mostraram adequadas para discriminar habilidades auditivas ou visuais; não houve correlações significativas entre as modalidades de atenção e o desempenho acadêmico.

Nome do Autor: GUZZO, Raquel Souza Lobo
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

GUZZO, Raquel Souza Lobo. Dificuldades de aprendizagem: modalidade de atenção e análise de tarefas em materiais didáticos. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1987. 201p. (Tese de Doutorado).