Abec

Abec


     

Dificuldades de aprendizagem concepções que permeiam a pratica de professores e orientadores.

Tendo-se em vista que, cada vez mais, a escola encaminha para especialistas e/ou médicos as questões referentes às dificuldades de aprendizagem dos alunos, depositando nestes, a possível solução e, indo mais além, refletindo sobre a concepção de dificuldade de aprendizagem que permeia a prática de professores e orientadores, pode-se considerar de fundamental importância este estudo, já que pretende esclarecer a competência da escola para determinadas situações. Partindo da definição, elaborada por esta pesquisadora, que dificuldade de aprendizagem é uma situação momentânea na vida do aluno, que não consegue caminhar em seus processos escolares, dentro do currículo "esperado" pela escola, acarretando comprometimento em termos de aproveitamento e/ou avaliação, focalizou-se esta pesquisa na busca das diferentes concepções de dificuldades de aprendizagem, que estão instaladas na prática pedagógica de professores e orientadores. Para tanto, utilizou-se questionários informativos e entrevistas, com professores e orientadores de alunos de primeira a quarta série do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública Municipal e uma Escola Particular, com o objetivo de investigar qual a concepção de dificuldades de aprendizagem que permeia a prática de professores e orientadores, segundo estes autores. Encontrou-se, ao final da pesquisa, tanto na escola pública quanto na escola particular, concepções de dificuldades de aprendizagem que distanciam-se da que foi apresentada, enquanto objeto de investigação. Refletem uma prática que centraliza a busca de solução das dificulades de aprendizagem, na maioria das vezes, no encaminhamento a especialistas, e não na escola, com professores e orientadores.

Nome do Autor: HASHIMOTO, Cecília Iacoponi
Nome do Orientador: Vera Maria Nigro de Souza Placco
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

HASHIMOTO, Cecília Iacoponi. Dificuldades de aprendizagem concepções dificuldades de aprendizagem concepcoes que permeiam a pratica de professores e orientadores. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997. 191p. (Dissertação de Mestrado).