Abec

Abec


     

Ambivalência: prazer e utilidade nos processos de produção de leitura e de texto nas séries iniciais do 1º grau.

O trabalho constitui-se de buscas de respostas a indagações acerca do ensino de linguagem, nas escolas, mais especificamente acerca do ensino da alfabetização. As indagações referem-se masi à metodologia de ensino (entendendo que não há metodologia que se sustente sem embasamento teórico consistente) que a conteúdos. Questiona-se que, no período de aquisição de escrita, tendo-se em vista um modelo dito progressista de educação, ensine-se somente o pragmático, o utilitário. Questiona-se a exclusão do prazer nessa fase (e nas outras também). Acreditando, então ser possível, nessa fase inicial de aquisição de escrita, lerem-se, relerem-se, textos que não só os pragmáticos/utilitários, de sintaxe tradicional, propôs-se uma experienciação em salas de alfabetização. A experienciação divide-se em dois momentos: o primeiro para responder às indagações do prazer na sala de aula, antes mesmo do texto escrito: rumores, imitações, onomatopéias. O segundo: além desse prazer inicial, a produção de leitura e de textos não necessariamente sintático-lógico. Respondidas as indagações e confirmadas as possibilidades de co-existirem, na escola, a pragmaticidade, a utilidade, o prazer e a fruição, apresentam-se considerações teórico-práticas imprescindíveis para reflexões acerca do ensino de linguagem, principalmente acerca da aquisição da escrita.

Nome do Autor: POSSARI, Lúcia Helena Vendrusculo
Nome do Orientador: Philadelpho Menezes Neto
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

POSSARI, Lúcia Helena Vendrusculo. Ambivalência: prazer e utilidade nos processos de produção de leitura e de texto nas séries iniciais do 1º grau. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. (Tese de Doutorado).