Abec

Abec


     

Observação de comportamento em sala de aula: um procedimento de registro.

A pesquisa pretendeu desenvolver um procedimento de observação e registro, que permitiu descrever comportamentos da professora e dos alunos e analisar as contingências presentes para o fim de planejar alterações nas mesmas se fosse necessário. Foram sujeitos uma professora e 36 alunos de classe de recuperação (alunos com dificuldades de coordenação motora) de 1ª série do 1º grau. A técnica foi o registro cursivo em amostragem de tempo, anotando-se os seguintes aspectos dos comportamentos de aluno e professora: como e onde o sujeito se encontrava, o que estava fazendo e a quem dirigia sua ação no momento da observação. Cada sessão contava com dois observadores: um que registrava o comportamento da professora e o outro o de seus alunos sorteados por sessão, dedicando-se a cada um deles 10 segundos. Os comportamentos observados foram divididos em dois grupos: combinações de posição e localização (cinco) e comportamentos de interação, classificados em: manipulação de objeto, contato físico, orientação e verbalização. Embora o procedimento empregado tenha possibilitado uma descrição de alguns aspectos ocorridos, a autora aponta problemas metodológicos do procedimento utilizado e enfatiza a necessidade de maior controle no uso do método de observação da interação.

Nome do Autor: LEITE, Marilena Kerches de Oliveira Silva
Nome do Orientador: Carolina Martuscelli Bori
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1976
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Interação em sala de aula
Referência: SILVA, LEITE, Marilena Kerches de Oliveira. Observação de comportamento em sala de aula: um procedimento de registro.. 1976. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade de São Paulo, , 1976.