Abec
Abec
Leitura : as faces do processo.
Inquestionavelmente, a leitura e um processo cognitivo, mas entre os diversos fatores que interferem e auxiliam o seu desenvolvimento, devemos considerar o poder que as influencias externas exercem sobre o seu aprendizado. Em posse de alguns principios voltados a emissão de comportamentos, podemos modelar e atingir resultados satistatorios frente ao habido de leitura, compreendido, neste trabalho, como o gosto pela leitura e, consequentemente, o aumento da frequencia do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevacia do elemento comportamental no processo de aprendizagem da leitura, este estudo desenvolveu-se a partir dos principios norteadores da analise funcional do comportamento, que sustentou todas as considerações ao longo da pesquisa e aspectos voltados a leitura e a aprendizagem; aprendizagem por caracterizar as relações em sala de aula e por ser o elo entre a leitura e o gosto (aprecio aquilo que tenho dominio) e a visão da leitura enquanto processo estrategico. Estes tres elementos foram delineados para que fosse possivel, a partir de sua compreensão, traçar os paralelos, apresentar as possibilidades e desmitificar uma corrente teorica que pode ser muito benefica quando utilizada de forma adequada.
Nome do Autor: SILVA, Rosana Rodrigues Gomes daNome do Orientador: Sergio Goldenberg
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Leitura
Referência:
SILVA, Rosana Rodrigues Gomes da. Leitura: as faces do processo. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1997. (Dissertação de Mestrado).