Abec

Abec


     

A produção de texto e o modelo operante: treino de repertórios específicos.

O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência de treino em leitura e escrita, em situação natural, empregando estimulação suplementar ao nível do grafema e da palavra em sudas sequênciasde apresentação. Foram desenvolvidos três estudos com 119 alunos da terceira e quarta série do primeiro grau. Os resultados indicaram ganho significativo em escrita em todos os experimentos. Verificou-se que nem o tipo de estimulação nem a ordem de apresentação determinaram estes resultados. Na discussão destes resultados foram abordadas questões relativas à forma como foram conduzidos os treinos em habilidades específicas de escrita. Foram feitas algumas considerações sobre a linguagem conforme proposto pelo modelo operante e a produção do texto escrito.

Nome do Autor: BRAGA, Scheila Maria Leão
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

BRAGA, Scheila Maria Leão. A produção de texto e o modelo operante: treino de repertórios específicos. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1986. 178p. (Tese de Doutorado).