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Alfabetizar: quem se habilita? (A propósito de cartilhas e relatos de práticas alfabetizadoras com crianças)

Tomando por base o debate acerca do que se entende por alfabetizar/alfabetização, o autor analisa, na perspectiva do mecanicismo-não mecanicismo, algumas cartilhas, e, na perspectiva das tendências autoritária e dialógica, cinco relatos de experiências alfabetizadoras em que não se lançou mão do uso de cartilhas. O autor conclui que tanto as cartilhas quanto os relatos caracterizam-se, independentemente de seus pressupostos serem mecanicistas ou não mecanicistas, autoritários ou dialógicos, pela intencionalidade em conduzir a criança ao domínio da leitura e da escrita, pois tanto as cartilhas quanto os relatos pretendem uma ordenação de uma variedade de movimentos, obedecendo a certos ditames, a certos valores culturais, em função dos quais as decisões são tomadas. Assim, a prática da alfabetização é atravessada por um conjunto de paradigmas oriundos de variadas fontes que acabam tornando problemático restringir o fazer a dicotomias mecânico/não mecânico, autoritário/dialógico. Diante disso, o autor propõe que, ao invés de se dicotomizar, elabore-se um "ideal tipo" de prática alfabetizatória, que concebe como sendo "espontaneidade", entendida como um encaminhamento da prática em direção à construção conceitual no espontâneo empiricamente manifestado, fugindo-se ao encaminhamento em direção ao ordenativo previamente elaborado. No quadro desse "ideal tipo", a análise pode tornar-se menos mormativo-condenatória e mais compreensível em relação a esta ou aquela prática, a esta ou aquela cartilha.

Nome do Autor: José Carlos Abrão
Nome do Orientador: Celso de Rui Beisegel
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ABRÃO, José Carlos. Alfabetizar: quem se habilita? (A propósito de cartilhas e relatos de práticas alfabetizadoras com crianças). 1990. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.