Abec

Abec


     

A formação do professor alfabetizador: aspectos teóricos norteadores da sua prática

Esta pesquisa objetivou discutir a contribuição dos cursos de atualização oferecidos aos educadores em serviço, mais especificamente aos alfabetizadores das escolas que participaram do projeto implantado pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Bahia em 1992, tal projeto teve como finalidade investigar em que medida esses cursos têm propiciado uma articulação teórico-prática que permita compreender melhor a tarefa do alfabetizador e os esforços empreendidos pelas crianças em seu processo de alfabetização. No intuito de conhecer as representações das professoras acerca da alfabetização, bem como do sujeito e do objeto dessa aprendizagem, a autora questionou, numa primeira fase, 329 professores e,numa segunda fase, uma amostra intencional de 10 sujeitos que, além do questionário, passaram por observações em sala de aula. A categorização dos dados foi feita a partir da análise de 66 questionários devolvidos e dos dados de observação relativos à prática dos sujeitos da amostra, dados estes que foram organizados com base na apreensão crítica do seu conteúdo. A autora concluiu que os cursos de formação do alfabetizador devem prever e possibilitar momentos de estudos e de síntese entre a teoria e a prática no ambiente de trabalho, no cotidiano da sala de aula, a fim de que se supere a fragmentação do conhecimento rumo à construção de uma práxis educativa, comprometida com as camadas populares da rede pública de ensino.

Nome do Autor: Lucinete Chaves de Oliveira Aggio
Nome do Orientador: Jandira Maria Ribeiro Santos
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:Bahia
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AGGIO, Lucinete Chaves de Oliveira. A formação do professor alfabetizador: aspectos teóricos norteadores da sua prática. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 1996.