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A educação da criança

Este estudo tem o objetivo de identificar os princípios que fundamentaram a criação de "classes de adaptação" pré-escolar, na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, destinadas a oferecer atendimento compensatório/remediativo a alunos considerados "carentes". É analisado o discurso pedagógico em documentos da Secretaria Municipal de Educação e nos textos que os fundamentam, procurando-se compreender as categorias "marginalização", "privação", "carência", "educação compensatória" e desvelar os efeitos da ação da ideologia da "cultura da pobreza" sobre a prática pedagógica, para a produção de alunos disciplinados e aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Nome do Autor: ANDRADE, Cidea Gonçalves de
Nome do Orientador: Circe Navarro Rivas
Instituição: Fundação Getúlio Vargas
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Sociologia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

ANDRADE, Cidea Gonçalves de. A educação da criança "carente" nas classes de adaptação: uma forma de controle social. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Psicologia da Educação, Instituto de Est. Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1979. 80p. (Dissertação de Mestrado).