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Texto em mente sã.

Co-orientadora: Maria Zilda Ferreira Cury

O trabalho tem como objetivo de investigação e pesquisa, a leitura infanto-juvenil de crianças e de jovens que se situam na década de 1940 e que são objeto das ações político-ideológicas do Estado Novo em Minas Gerais, predominantemente. Esses leitores fazem parte do objeto empírico que se cham Era uma vez..., Revista de Vovô Felício para os seus netinhos, de 1940 a 1947. Nesse período elá é editada por vicente Guimarães, que veste a roupa ficcional de Vovô Felício, avô da figura ficcional dos muitos netinhos que lêem a Revista. Ainda que tais leitores possam ser vistos como leitores empíricos, e todo leitor participa dessa condição, o interesse da investigação e da pesquisa, está na relação intersubjetiva que caracteriza a leitura: o sistema simétrico formado pelo par autor-ideal/ leitor-ideal. Dizendo de outro jeito, o que se propõe investigar e pesquisar é o horizonte de expewctativas dentro do qual ficam determinadas a leitura e as ações dos leitores. Enfim, este é um trabalho sobre Leitura e sobre o leitor, sobre Texto e sobre Moralização. Trata-se da aboradagem de uma experiência de linguagem, historicamente configurada, na estrutura de espera de um certo momento e estuda a questão lingüística e semiológica das relações político-ideológicas que atravessam o leitor empírico quando se estrutura, de modo sistemático, a experiência de constituição de um autor-ideal e de um leitor-ideal para o serviço da manutanção e da expansão da sociedade nos trilhos de uma experiência alimentada pela ambição hegemônica da universidade.

Nome do Autor: CAMPOS, Edson Nascimento
Nome do Orientador: Selma Pimenta Garrido
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência:

CAMPOS, Edson Nascimento. Texto em mente sã. São Paulo: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1995. 328p. (Tese de Doutorado).