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O processo de segmentação da escrita.

Neste estudo o autor se propõe a compreender e a investigar como crianças desenvolvem a concepção de palavra e de escrita durante o processo de alfabetização, elegendo como enfoque os erros ou hipóteses de segmentação apresentados na fase de aquisição da língua escrita. Pretende-se, a partir dessa intenção, comprovar e definir que unidades da língua oral e da língua escrita servem de referencial para o aprendiz e em que momentos elas são utilizadas; bem como o qual o grau de interação entre estas duas fontes. Para tanto, o autor definiu dois caminhos metodológicos - a constituição de um corpus mais consistente de dados e informações precisas e a conciliação entre as abordagens qualitativa e quantitativa de tratamento do fenômeno investigado, optando pela técnica de estudo longitudinal. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi selecionada uma turma de 1ª série do 1º grau, de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, com uma amostragem de 50 textos produzidos em diferentes momentos por 10 alunos, sendo 4 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, que já possuíam algum domínio acerca da língua escrita. Os textos produzidos eram narrativas elaboradas ou a partir de uma história modelo (reescritas) ou histórias mais livres. Pela análise dos dados, constatou-se que os erros de segmentação evoluíam quantitativa e qualitativamente, ao longo do tempo. Ficou evidente nessa evolução a existência de diferenças significativas entre os tipos de erros - fusão e cisão - comprovando-se a hipótese de que os mecanismos lingüísticos que orientam o aprendiz a segmentar a escrita são diferentes, baseando-se, primeiramente, em fontes mais sistemáticas e regulares (pauta sonora) e, posteriormente, em fontes mais pontuais e idiossincráticas, como o modelo oferecido pela própria língua escrita.

Nome do Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho
Nome do Orientador: Marco Antônio de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Gilcinei Teodoro. O processo de segmentação da escrita. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1994.