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Leitura e Consciência metalinguística: estudo das relações entre fluência na leitura e segmentação de orações em unidades léxicas

ORIENTADOR: Francisco Gomes de Matos/ Antônio Roazzi

Refletindo acerca da controvérsia existente entre diversos pesquisadores sobre a origem da consciência metalinguística, a autora, nesse estudo, tem por objetivo promover uma interpretação, através de leitura, dos desempenhos infantis em segmentação de orações, investigando estratégias de leitura de crianças alfabetizadas (1ª e 2ª séries) e sua relação com os desempenhos na segmentação. Também foi analisada a influência das próprias orações (em termos de significado e de codificação) nos desempenhos infantis. A metodologia adotada foi a combinação de um estudo descritivo com outro de caráter experimental. Na pesquisa descritiva, realizada com 30 crianças (16 meninos e 14 meninas), estudantes de classes de alfabetização de três escolas particulares, foram identificadas e descritas relações entre as estratégias de segmentação e estratégias de leitura. Os dados foram obtidos através de testes individuais com as crianças nas próprias escolas. Cada uma delas submeteu-se à tarefa de segmentação de orações na modalidade escrita que seguiu a orientação do método clínico piagetiano. Não foram encontradas diferenças de desempenho entre os sexos e os métodos de alfabetização. No estudo experimental, os sujeitos foram 120 crianças da classe média, estudantes de duas escolas particulares situadas também na cidade de Terezina; sendo 40 estudantes de classes de alfabetização, 40 de 1ª série e 40 de 2ª série. Pretendeu-se medir estatisticamente a relação leitura/segmentação. Cada criança foi submetida a 4 testes da parte verbal do WISC - Wechsler Intellligence Scale for Children (informação, compreensão, semelhanças e vocabulário), onde foram encontradas diferenças significativas de Q.I verbal entre os grupos, de acordo com a escolaridade. Submeteram-se também a uma tarefa de leitura de estórias e ao experimento de segmentação de orações escritas em suas unidades léxicas. Nestas orações, as condições de decodificação e de significado foram manipuladas segundo critérios pré-estabelecidos de facilidade e dificuldade. De modo geral, os resultados mostraram que, em relação à tarefa de segmentação: o nível de escolarização afeta positivamente o desempenho neste tipo de tarefa, o nível de fluência de leitura afeta positivamente o desempenho dos sujeitos com fluência alta e média. Quanto à interação entre fluência de leitura e os níveis de dificuldade da tarefa de segmentação, no que se refere à decodificação e significado das frases, a pesquisa mostrou que o significado sempre afeta os níveis de desempenho em segmentação, independente do nível de fluência do sujeito.

Nome do Autor: Maria do Rosário de Fátima Carvalho
Nome do Orientador: Antonio Roazzi
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Maria do Rosário de Fátima. Leitura e Consciência metalinguística: estudo das relações entre fluência na leitura e segmentação de orações em unidades léxicas. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 1990.