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Considerações sobre o processo de alfabetização: uma perspectiva socio-interacionista

A autora tem como objetivo refletir sobre o processo de alfabetização, focalizando-o na perspectiva das inter-relações entre os seguintes campos de conhecimento: lingüística, psicologia se pedagogia. As concepções de linguagem e educação utillizadas como referências estiveram apoiadas teoricamente nas reflexões de Paulo Freire e Vygotsky, no intuito de compreender a alfabetização em sua totalidade, demonstrando como essas concepções se articulam na relação ensino/aprendizagem da linguagem escrita. Com base nas reflexões acerca do processo de alfabetização e na análise dos dados estatísticos sobre o fracasso escolar em 1ª série na rede municipal de Curitiba, realizou-se um estudo de caso em uma escola pública onde foram selecionadas duas experiências distintas de alfabetização de crianças, com a intenção de demonstrar que o alfabetizador que possui uma visão de mundo, de educação e de linguagem abrangente, desenvolve com êxito o processo de alfabetização em sala de aula. Os recursos utilizados foram a observação e os depoimentos das duas professoras alfabetizadoras dentro e fora da sala de aula, no período de um ano. A pesquisa foi complementada com a coleta de material escrito (xerox de cadernos e exercícios) de algumas crianças no decorrer do ano. Realizando uma espécie de quadro comparativo entre as duas experiências selecionadas, foi possível extrair que uma professora concebia a alfabetização apenas do ponto de vista gráfico, já que a maioria dos alunos somente conseguiam reproduzir letras sem conseguir elaborar um texto coerente. Por outro lado, a segunda professora demonstrou possuir uma concepção abrangente de linguagem, saber e educação e, consequentemente, uma visão dinâmica do processo de alfabetização.

Nome do Autor: Maria Cristina Navrátil Evlagon
Nome do Orientador: Carlos Roberto Faraco
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: EVLAGON, Maria Cristina Navrátil. Considerações sobre o processo de alfabetização: uma perspectiva socio-interacionista. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 1990.