Abec

Abec


     

Lição de aprendiz: uma análise de uma proposta pedagógica na escola municipal da Vila Fátima

 O presente trabalho objetivou buscar compreender o significado da escola e analisar o processo de aprendizagem das crianças das camadas populares, em decorrência de alterações sociais no interior da escola. Para tanto, dentro do Projeto FAFICH que possibilitou o funcionamento de cinco escolas municipais da periferia de Belo Horizonte no antigo prédio da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UFMG localizado no bairro Serra, a autora escolheu acompanhar, de forma mais sistemática, o trabalho de uma professora alfabetizadora, sua estagiária de Magistério e sua turma de 17 alunos, oriundos da Vila Fátima. As crianças pesquisadas tinham, em nédia, de 9 a 10 anos, todos novatos na 1ª série mas com alguma experiência anterior de escolarização. Empregando a estratégia das Assembléias onde todos tem direito ao uso da palavra, num espaço de fala/escuta, a prática de alfabetização implementada visava alterar as relações sociais dentro da escola de forma a gerar possibilidades de uma estreita aproximação com os alunos, através da palavra oral e escrita. A autora concluiu que há necessidade de uma alteração no processo de organização do trabalho docente para que possa permitir, aos professores, abrir possibilidades de se criar novas formas de produzir conhecimentos na sala de aula, pois, é através do conhecimento daquilo que o aluno traz para a escola que se pode avançar na produção de um conhecimento que sirva, efetivamente, como instrumento na luta por melhores condições de vida.

Nome do Autor: Maria Inês Mafra Goulart
Nome do Orientador: Oder José dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GOULART, Maria Inês Mafra. Lição de aprendiz: uma análise de uma proposta pedagógica na escola municipal da Vila Fátima. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1992.