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A importância do significado na aquisição da escrita ortográfica.

No estudo são examinados 80 sujeitos de diferentes graus de escolaridade/ idade em tarefas que envolviam a relação ortografia/significado, com o objetivo de investigar: 1) se sujeitos de diferentes graus de escolarização/idade percebem radicais semânticos e se usam esse conhecimento como fator uniformizante na geração da ortografia; 2) como esses mesmos sujeitos resolvem questões ortográficas que envolvam a escrita de palavras onde um mesmo som pode ou não ser grafado da mesma forma para representar palavras com signficados distintos (homófonas e homógrafas). Pode-se observar que existe uma evolução na opção da justificativa conforme o aumento da escolarizade/idade. os sujeitos mais novos (primeira série) utilizam-se de justificativas fonológicas (relação som/grafia); os sujeitros da quarta série diante da escrita de determinados pares de palavras aceitam que existem situações onde um mesmo som pode ser escrito de uma mesma forma ou de forma diferente apesar dos significados diferentes; e, finalmente, os sujeitos da oitava série e os da terceira série do segundo grau, que demonstram terem feito uma reflexão sobre a Língua e justificam que o significado pode ou não determinar a forma escrita sendo esta uma ambiguidade da Língua Portuguesa. Finalmente verificou-se que é preciso que a escola trabalhe com a idéia de que a semântica pode orientar a escrita correta. A escola precisa provocar nos sujeitos uma reflexão sobre a Língua, pois, uma saber metalingüístico que relacione ortografia e significado levará os sujeitos a um melhor desempenho da escrita convencional.

Nome do Autor: GUIMARÃES, Gilda Lisbôa
Nome do Orientador: Antonio Roazzi
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. A importância do significado na aquisição da escrita ortográfica. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1994. 113p. (Dissertação de Mestrado).