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Construtivismo: uma via aberta para a alfabetização? (um exame da concepção dealfabetização formulada por Emília Ferreiro)

Este estudo objetivou examinar criticamente os princípios que fundamentam a concepção de alfabetização formulada por Emília Ferreiro, especialmente os postulados do construtivismo-interacionismo piagetiano e focalizar até que ponto a aplicação das formulações construtivistas contribuem para a redução do fracasso escolar na alfabetização registrado na escola pública. No desenvolvimento do trabalho, optou-se pela pesquisa bibliográfica , através de uma revisão orientada por três planos: o primeiro abrangendo fundamentos psicopedagógicos das reflexões de Ferreiro; o segundo incluindo a produção da autora acerca da construção da escrita e o terceiro, realizando o confronto da concepção de alfabetização examinada com a abordagem piagetiana da linguagem, desenvolvimento se aprendizagem. As conclusões evidenciaram que a concepção de alfabetização assumida por Emília Ferreiro é uma forma possível de viabilização do ensino da leitura e da escrita, possuindo um caráter remediativo. A autora inferiu, no entanto, que as formulações de Ferreiro não desvelam as raízes das contradições sociais determinantes do cotidiano das crianças que fracassam na escola; não assegurando, por si só, a solução dos insucessos na alfabetização.

Nome do Autor: Iolanda Brito Guimarães
Nome do Orientador: Maria do Rosário da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Pré-Escolar
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Em análise
Referência: GUIMARÃES, Iolanda Brito. Construtivismo: uma via aberta para a alfabetização? (um exame da concepção dealfabetização formulada por Emília Ferreiro). 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Pré-Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 1991.