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Diretivismo e não-diretivismo no processo de alfabetização: uma ação integradora no município de Tres Pontas/MS

 A pesquisa tem como referência o projeto de extensão universitária da UFMS Assessoria técnico-pedagógica nas áreas específicas do 1º grau, realizado em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura do município de Três Lagoas, no período de 1985 a 1991. Este projeto tinha as seguintes intenções: efetuar, a partir de uma perspectiva histórica, o resgate das práticas de alfabetização nas séries iniciais do 1º grau, contribuindo para uma possível minimização dos altos índices de repetência e evasão; alargar o conceito de alfabetização; desencadear ações interdisciplinares em prol da melhoria da prática pedagógica das escolas; recuperar e reordenar um projeto de pesquisa como subsídio e instrumento para a elaboração de uma dissertação de mestrado. O objetivo da dissertação é, pois, o de relatar e avaliar a trajetória do referido projeto, promovendo a sua discussão entre educadores que militam na área da alfabetização. O projeto em questão foi desenvolvido em 3 escolas públicas municipais através de pesquisas participantes, atingindo um total de 20 professores e de 717 alunos. O cenário investigado foi o cotidiano das práticas pedagógicas e a relação professor/aluno, com o intuito de transformar as salas de aula em laboratórios de refletir - agir - transformar. Foram vários os procedimentos utilizados no processo de coleta e análise dos dados: observações, registros, reflexões individuais e coletivas, relatórios das ações executadas, síntese de idéias, resumos de trabalhos teóricos/práticos, painéis, encontros, oficinas, palestras, flimes, estudos de outras experiências em vídeos, as fotos que documentaram o cotidiano vivenciado, os próprios filmes realizados e as oficinas de construção do jornal escolar. O desenvolvimento do trabalho pedagógico indicou como resultados: a construção de um currículo em processo para as diversas áreas do conhecimento, tendo como princípio básico a participação e a interdisciplinaridade; o resgate do papel profissional do professor como agente fundamental do processo de construção e produção do conhecimento; as mudanças nas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, especificamente na interação professor/aluno e nas concepções sobre educação; a superação do conceito mecânico de alfabetização, onde os termos ler e escrever passaram a ser concebidos como processos que vão além do ato de codificação e decodificação, possuíndo conotações sociais que devem ser exploradas em situações significativas e funcionais. Enfim, a experiência permitiu inferir que somente um prática conjunta, participativa entre a Universidade e os professores em serviço pode contribuir para a redução do fracasso escolar da escola brasileira, especificamente do processo de alfabetização.

Nome do Autor: Terezinha Bazé de Lima
Nome do Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Instituição: Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul
Estado:Mato Grosso do Sul
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LIMA, Terezinha Bazé de. Diretivismo e não-diretivismo no processo de alfabetização: uma ação integradora no município de Tres Pontas/MS. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 1991.