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O quebra-cabeça a instância da leitura na aquisição da escrita.

Este trabalho objetivou, através de dados coletados em trabalho experimental de alfabetização, refletir sobre a alfabetização a partir da discussão sobre as relações entre a oralidade/escrita/língua. Ao estruturar o quadro teórico com base no estruturalismo linguístico (LACAN/DERRIDA) e inspirada pelo trabalho de LEMOS no campo da linguagem, a autora recorreu, de modo especial, às noções de significante, metáfora e metomínia no reconhecimento das produções das crianças. Foram sujeitos da pesquisa, por dois anos, 30 crianças de 6 a 9 anos de uma classe heterogênea de alfabetização do Colégio de Aplicação da UFGO. Os sujeitos foram imersos em textos, e foram instados a participar de variadas situações de leitura e produção de textos de todos os gêneros. A autora concluiu que as produções iniciais da criança podem ser um lugar privilegiado de análise do processo de alfabetização.

Nome do Autor: Sônia Borges Vieira da Mota
Nome do Orientador: Claudia Theresa Guimarães de Lemos
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MOTA, Sônia Borges Vieira da. O quebra-cabeça a instância da leitura na aquisição da escrita. 1995. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.