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O desenvolvimento da textualidade na escrita da criança

RESUMO: O presente trabalho é um estudo longitudinal onde a autora, utilizando 439 textos de três alunos, produzidos ao longo das quatro primeiras séries, busca a explicitação dos processos de competência textual das crianças, visando também interpretar o manejo da escrita pela criança à luz da lingüística textual e dos achados da Psicolinguística, levando em consideração o contexto escolar vivenciado pelas crianças. Os dados foram levantados a partir textos, registros de classe da professora e fichas de matrículas, obtidos de uma escola pública de Vitória/ES que, no período de 1986 à 1989, participou do Projeto de Alfabetização - PEA. Após uma delineação histórica do surgimento do PEA, a autora explanou sobre a proposta alternativa de alfabetização implementada destacando seus princípios teórico-metodológicos, e discorreu sobre a prática e as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos participantes do projeto, uma vez que o princípio teórico que fundamentou o trabalho foi considerar que há uma relação constitutiva entre linguagem e as condições de produção. Efetivada a análise dos dados dentro de categorias textuais que emergiram do conjunto da produção estudada a autora considerou que a constituição dos textos infantis é calcada na oralidade, porém, gradualmente ocorre a transferência de recursos lingüísticos da oralidade para a escrita sendo fundamental que o professor explicite as diferenças entre as modalidades da língua e exercite as crianças na construção da consciência do leitor.

Nome do Autor: Edivanda Mugrabi de Oliveira
Nome do Orientador: Euzi Rodrigues Moraes
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:Espírito Santo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Edivanda Mugrabi de. O desenvolvimento da textualidade na escrita da criança. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 1991.