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As estratégias de leitura em crianças recém-alfabetizadas.

Baseada em pressupostos teóricos da Psicolinguística relativos à teoria da leitura e aos processos de reconhecimento da palavra, considerados do ponto de vista das estratégias de aquisição da leitura em crianças recém-alfabetizadas, a pesquisa objetivou verificar as seguintes hipóteses: 1) as relações grafofônicas diferenciadas %u2013 relações biunívocas, relações irregulares não associadas às características fônicas de leitores iniciantes e relações irregulares dependentes do socioleto não-padrão de leitores iniciantes - interferem no processamento da leitura; 2) o processo de reconhecimento de palavras por leitores iniciantes se dá através do componente letra associado à sua contraparte sonora. Para verificar essas hipóteses, foram realizados dois experimentos: tarefas de leitura de palavras isoladas e tarefas de leitura de textos. Foram sujeitos da pesquisa 100 alunos que cursavam, no segundo semestre de 1987, a 2ª série do 1º grau em três escolas públicas de Maceió/AL, selecionados por indicadores sócio-culturais (escolaridade e condição socioeconômica dos pais - estrato inferior, localização e condições das escolas, faixa etária das crianças %u2013 de 7 a 11 anos) e indicadores lingüísticos (crianças recém-alfabetizadas e falantes de variedade lingüística não-padrão). Foram constituídos dois grupos de 50 sujeitos, cada um dos quais participou de um dos dois experimentos. No experimento de leitura de palavras isoladas, foram utilizadas 45 palavras, sendo 15 delas de correspondência som/letra biunívoca, 15 de relação som/letra irregular e sem vínculo com características dialetais dos sujeitos, e 15 de relações som/letra irregular em função das diferenças fônicas do dialeto dos sujeitos. Para o experimento de leitura de textos, foram elaboradas duas narrativas com número controlado de palavras que se diferenciassem quanto às relações grafofônicas: o primeiro texto continha 15 palavras de correspondência som/letra biunívoca e o segundo, 15 palavras de relação som/letra irregular a partir do dialeto dos sujeitos. Foram identificadas três estratégias de leitura: tentativas de decodificação de palavras sem êxito, decodificação e leitura instantânea. A análise dos dados permitiu concluir que: as irregularidades nas relações som/letra representam uma barreira para a leitura de palavras, revelando-se mais difíceis para a leitura do leitor iniciante as inconsistências relacionadas às características fônicas de sua fala não-padrão; não há diferença significativa no uso de estratégias de leitura de palavras isoladas e contextualizadas, sendo a decodificação a estratégia mais utilizada; o processo de reconhecimento de palavras se dá através do componente letra associado aos dados fônicos.

Nome do Autor: PEREIRA, Marisa de Murilo Silva Bernardes
Nome do Orientador: Jügen Heye
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência:

PEREIRA, Marisa de Murilo Silva Bernardes. As estratégias de leitura em crianças recém-alfabetizadas. Rio de Janeiro: PG em Letras, Departamento de Letras, PUC/RJ. 1989.133p.(TD).