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A produção do fracasso e do sucesso na alfabetização de crianças das camadas populares

O trabalho teve por objetivo, estudar as condições de produção do sucesso e do fracasso na alfabetização de crianças das camadas populares. Constituído-se como objetivos norteadores do trabalho: a identificação dos mecanismos utilizados pela escola, ao longo do ano escolar, na produção do fracasso e do sucesso em alfabetização, definidos como reprovação ou a aprovação do aluno, traçar a trajetória escolar dos alunos de uma sala de aula que, apesar de inseridos numa mesma realidade social e em contato com uma mesma dinâmica de sala de aula, vão se configurando como alunos de sucesso e de fracasso, identificar a prática de leitura e escrita realizada pelo grupo familiar das crianças, ou seja, quem lê e escreve, para que propósito e em que circunstâncias, buscando relacionar essa prática familiar com a produção do fracasso e do sucesso na escola. A pesquisa foi realizada, em uma turma de 1ª série (19 alunos), em uma escola pública, localizada na Cidade Industrial, situada no município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, no ano de 1991; que atendia a uma clientela de quatro vilas construídas entre as indústrias. A metodologia aplicada, buscou abarcar a complexidade da vida cotidiana na escola, isto é, as ações, as percepções, os comportamentos e as interações entre os sujeitos. Para tal, foram realizadas observações em sala de aula, sistematicamente durante todo o ano, e a partir de julho, as observações se estenderam para outras três salas para as quais os alunos pesquisados haviam sido remanejados; entrevistas com as professoras, alunos, especialistas(orientadora e supervisora) e familiares, as entrevistas com os familiares foram realizadas na própria casa dos alunos, para que fossem analisado também o contexto aonde moram, todas as entrevistas foram gravadas com a concessão dos entrevistado. A concepção de alfabetização dada pela professora e pelas especialistas à pesquisadora, foi uma concepção individual da alfabetização, destacando sobretudo, as habilidades lingüísticas de decifrar e codificar palavras escritas, e a capacidade de compreender e construir textos, não se preocupando com os conhecimentos e usos sociais da leitura e da escrita necessários fora da escola. Verificou - se com a pesquisa, que crianças, inseridas em um mesmo contexto social, econômico e cultural, diferenciavam - se fundamentalmente quanto ao seu relacionamento com a cultura escolar, disso resultando sucesso de uns e fracassos de outros. Verificou - se que, para a criança ser bem sucedida na alfabetização, precisa dominar algumas habilidades de leitura e escrita selecionadas pela escola, e com características tipicamente escolares, como, por exemplo, saber fazer ditado, e apresentar certos comportamentos disciplinares valorizados no contexto escolar, como, por exemplo, respeitar a professora e ser obediente.

Nome do Autor: Valéria Barbosa Resende
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RESENDE, Valéria Barbosa. A produção do fracasso e do sucesso na alfabetização de crianças das camadas populares. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1994.