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O processo de alfabetização em uma oficina de brinquedos

 RESUMO: O estudo pretende investigar e evidenciar a importância do brinquedo como um dos instrumentos pedagógicos facilitadores no processo de alfabetização de crianças consideradas portadoras de dificuldades de aprendizagem. Além disso, visa detectar as modificações processadas na aprendizagem da lecto - escrita, a partir da criatividade da criança em suas experiências em uma oficina de brinquedos e determinar as influências do brinquedo construído pela criança nesse processo. A metodologia empregada no trabalho foi o estudo de caso, no que se refere aos alunos , associada à análise de conteúdo, no que se refere às entrevistas com os pais. Foi criada uma metodologia para a alfabetização, utilizando-se o aspecto lúdico (organização de uma oficina de brinquedos) como proposta norteadora. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre, durante o período letivo de 1991. Os 17alunos participantes, com idade entre 8 a 12 anos, cursando a 1ª série do 1º grau, foram apontados pela escola como crianças que estavam fora dos padrões normais de conduta e com dificuldades de aprendizagem. Recorreu-se à observações sistemáticas, entrevistas com as mães e com as próprias crianças, fotografias dos encontros na oficina de brinquedos, gravações, filmagem, anotações de campo (registros do processo de pesquisa), como instrumentos utilizados na coleta de dados. O estudo possibilitou visualizar os seguintes resultados: os brinquedos construídos pelas crianças serviam realmente como facilitadores da aprendizagem no processo de alfabetização, agindo também como inibidores de sentimentos negativos; houve maior socialização e interação entre as crianças do projeto desenvolvendo aspectos referentes à autonomia, organização, respeito, amizade e capacidade de resolução de problemas; a relação entre brinquedo e escrita, trabalhados de forma mais concreta, serviram de apoio para o desenvolvimento da lecto - escrita, que surgiu naturalmente pela própria solicitação do grupo. E, no final da proposta, 8 crianças foram alfabetizadas sendo promovidas à 2ª série, 5 alunos foram aprovados para a 2ª série especial e 4 foram reprovados, embora tenham aprensentado avanços significativos.

Nome do Autor: Heloisa Helena da Silva
Nome do Orientador: Mirian Sirley Comiotto
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Heloisa Helena da. O processo de alfabetização em uma oficina de brinquedos. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1992.