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O desenvolvimento da escrita de histórias.

Produção de histórias orais em crianças tem sido amplamente exploradas em função de diferentes situações experimentais, antes e durante o processo de alfabetização. Esses aspectos, entretanto, não têm sido considerados nas produções escritas. o estudo pretende examinar o efeito de situações experimentais sobre a produção de histórias escritas em crianças que já dominam a leitura e  escrita, comparando o desempenho de crianças de escolas públicas e particulares. Investigou-se, ainda, o desenvolvimento da habilidade de produzir histórias escritas. As variáveis de interesse neste estudo foram o tipo de escola, o tempo de exposição ao ensino formal da leitura e escrita (um a quatro anos de escolaridade) e as condições experimentais nas quais as crianças eram solicitadas a escrever uma história. Cento e sessenta crianças participaram de quatro condições experimentais: 1) produção livre; 2) produção a partir de histórias criadas oralmente; 3) produção com sequência de gravuras; 4) reprodução escrita. As produções escritas (640 histórias) foram classificadas em categorias que expressam diferentes níveis de desenvolvimento na aquisição de um esquema narrativo. Três tipos de análise foram conduzidos: uma análise multidimensional, uma inferencial e uma análise qualitativa sobre a performance individual de cada sujeito nas quatro condições citadas. Os resultados apontam para uma progressão que expressa diferentes níveis de produção escrita. O tempo de escolaridade aparece como fator importante nesta evolução, observando-se, ainda, que a mesma criança expressa níveis de produção distintos em função das condições experimentais. Diferenças significativas marcantes não foram encontradas entre as escolas (pública e particular). De modo geral, as crianças apresentaram um melhor desempenho na Condição 3 (sequência de gravuras) e na Condição 4 (reprodução) do que nas demais condições, o que sugere que a presença de um modelo de história, seja visual ou verbal, facilita a emergência de esquemas narrativos masi elaborados. O estudo  contribui para a determinação de indicadores que influenciam na produção escrita de histórias e para a compreensão do desenvolvimento de habilidades de produção de histórias escritas.

Nome do Autor: SILVA, Maria Emília Lins e
Nome do Orientador: Alina Galvão Spinillo
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Leitura e escrita
Referência:

SILVA, Maria Emília Lins e. O desenvolvimento da escrita de histórias. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1994. 99p. (Dissertação de Mestrado).