Abec
Abec
A prática de leitura nas séries iniciais do 1º grau: relato de uma experiência
O presente trabalho é um relato de experiência aplicada a uma classe de Ciclo Básico(continuidade) de uma escola pública de São Carlos/SP., cujo objetivo foi o de trabalhar a leitura como uma forma de ampliação da linguagem, buscando desenvolver procedimentos alternativos que pudessem contribuir para incentivar a criança a ler, a ter gosto pela leitura desde o início da escolarização, através de atividades simples que viessem a valorizar a experiência que cada criança traz com relação à leitura e demonstrar como o professor pode se utilizar dessas experiências para incentivar o aluno a ser um leitor atuante. Atuaram como sujeitos 19 meninos e 18 meninas egressos do Ciclo Básico Iniciante, com domínio dos conteúdos mínimos de alfabetização, e a professora regente. Os dados foram coletados através de observação em sala de aula, análises do Plano Escolar e do Plano do Ciclo Básico, tendo a pesquisadora realizado ainda intervenções semanais cujos dados foram registrados em Diário de Campo. Nestas intervenções semanais denominadas Encontro de Leitura a autora desenvolveu junto às crianças uma série de atividades: leitura planejada, reconto, desenho e dramatização de textos lidos, passeios a ambientes extra-sala e extra-escola possibilitando assim uma concepção de leitura não restrita à linguagem escrita. A autora concluiu que as estratégias utilizadas durante a intervenção contribuíram para um avanço conceitual das crianças que foi demonstrado através da mudança de atitudes e de comportamento observados nelas em relação à leitura.
Nome do Autor: Rosa Leone SimoneNome do Orientador: Eglê Pontes Franchi
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SIMONE, Rosa Leone. A prática de leitura nas séries iniciais do 1º grau: relato de uma experiência. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1991.