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Os modos de compreensão e a leitura na escola.

O presente trabalho tem como objetivo compreender os modos de compreensão dos alunos em atividade de leitura na escola. Sob a perspectiva interacionista da linguagem, enfocada por Vygotsky e Bakhtin apresenta algumas reflexões a respeito dos modos de compreensão demonstrados pelos alunos em situações de leitura de textos narrativos. a interação social foi considerada condição basica desencadeadora de processos de compreensão sendo que as concepções bakhtinianas de enunciação e de compreensão nortearam o desnvolvimento da pesquisa. Em contraposição a uma concepção de compreensão que ressalta a literalidade do texto e a univocidade do sentido, este trabalho entende a compreensão como um processo dialogico, que pode ser compartilhado, produzindo, criando e completando sentidos. O trabalho empirico foi realizado em uma 3. serie do 1. grau de uma escola da rede publica de ensino. Foram propostas diferentes situações de leitura com as crianças seguidas de discussão, que foram registradas em diarios de campo e video gravadas. Os dados foram construidos a partir desse material empirico e analisados com base em principios da analise etnografica, da analise microgenetica e do paradigma indiciario. A analise mostra como a compreensão de leitura em crianças ja alfabetizadas não parte simplesmente do reconhecimento das caracteristicas internas do texto e das palavras, mas que coloca as palavras em confronto sob influencias de diferentes modos de existencia. Assim, os relatos orais, a escrita de novos textos, os desenhos, aparecem como recursos signigicativos utilizados pelos alunos para a compreensão da leitura.

Nome do Autor: SILVA, Maria do Pilar Cunha e
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1998. 135p. (Dissertação de Mestrado).