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Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares.

A presente pesquisa objetivou estudar a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, a partir de uma perspectiva psicogenética, buscando investigar alguns aspectos evolutivos relativos a esses conceitos, em especial a influência do realismo nominal no desenvolvimento da consciência fonológica. A pesquisa visa, portanto, oferecer novos subsídios para explorar a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, levando em conta que a aceitação da existência dessa relação forneceria suporte à hipótese da importância da realização de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das habilidades de análise fonológica em pré-escolares. A hipótese central era de que quanto maior o grau de consciência fonológica dos sujeitos, maior será também o seu nível de aquisição da linguagem escrita. O trabalho se subdividiu em duas partes: a primeira delas constou de um estudo da correlação entre Consciência Fonológica, Linguagem Escrita, Idade e Sexo, em uma amostra de pré-escolares de 4 a 6 anos; na segunda parte, foi realizada uma análise qualitativa da evolução psicogenética de aspectos relacionados ao desenvolvimento da consciência fonológica e à aquisição da linguagem escrita da amostra estudada. O que pôde ser depreendido do exposto acima é que, do ponto de vista pedagógico, a consciência fonológica, em seus diversos níveis (léxico, silábico e fonêmico), não é uma simples capacidade a ser mecanicamente treinada, mas, sim uma habilidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual está estreitamente relacionada à própria compreensão da linguagem oral enquanto sistema de significantes.

Nome do Autor: Sylvia Domingos Barrera
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: PG em Psic. Escolar e do Desenvolvimento Humano
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência: BARRERA, Sylvia Domingos. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares.. 1995. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.