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Futuros professores e a reflexão sobre erros" da criança no desenvolvimento da linguagem escrita: um caminho em busca de mudanças

O estudo teve por objetivo, avaliar um programa de ensino destinado a alunos de Habilitação Específica de 2º grau para o Magistério. Visando a capacitação dos futuros professores, para que compreendam as chamadas dificuldades de aprendizagem, especialmente os erros%u201D de leitura e escrita. Desta forma, tornando-se capazes de planejarem e atuarem frente as diversidades presentes no processo de aquisição da leitura e escrita. Participaram do estudo, sete alunas do 4º ano diurno da Habilitação Magistério de 2º grau, que não possuíam nenhuma experiência docente e tinham idade entre dezoito e vinte anos. Estas alunas foram escolhidas por demonstrarem interesse em participar do programa depois que a pesquisadora apresentou sua proposta; as horas dedicadas a pesquisa, serviram como estágio para as alunas. O programa constituiu-se de sete unidades: 1)Refletindo sobre os conceitos da alfabetização; 2)Conhecendo diferentes métodos de alfabetização; 3)Conversando sobre dificuldade de aprendizagem e dificuldade em leitura; 4)Avaliando a leitura e a escrita; 5)Categorizando erros em leitura e escrita; 6)Refletindo sobre a leitura e a escrita; 7)Propondo Alternativas de Atuação. A avaliação do programa baseou-se em dados obtidos através de várias fontes: respostas escritas das participantes a questões formuladas ao longo do programa, que foram de maneira geral, insuficientes, vagas e imprecisas; trabalho prático e entrevistas realizadas com as participantes. A autora finaliza o seu trabalho, destacando a dificuldade de expressão escrita e de leitura por parte das participantes, sendo segundo ela um fato preocupante, pois deveriam ser, leitoras maduras, visto que eram frequentadoras do último ano do curso de formação. Conclui que o programa proposto, sua duração e o tamanho do grupo pareceram adequados (salvo algumas modificações propostas pela autora em seu conteúdo), para um efetivo aproveitamento da hora de estágio, não impedindo que os alunos procurem outras vias, como por exemplo, o oferecimento de cursos independentes, a essas futuras professoras.

Nome do Autor: Luciana M. Lunardi Campos
Nome do Orientador: Nivaldo Nale
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Proposta Didática
Referência: CAMPOS, Luciana M. Lunardi. Futuros professores e a reflexão sobre erros" da criança no desenvolvimento da linguagem escrita: um caminho em busca de mudanças. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1993.