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O uso de pistas grafo-fonéticas na aquisição de leitura e suas relações com o conhecimento de letras, consciência fonológica e concepções de escrita.

Este trabalho teve por objetivos: - verificar quais as pistas grafo-fonéticas mais utilizadas, na identificação de palavras desconhecidas, por crianças em processo de alfabetização; - verificar se as crianças antes de serem alfabetizadas podem buscar numa palavra conhecida o valor sonoro de segmentos gráficos que desconhecem; - verificar qual influência do conhecimento letra-som e da capacidade de categorização fonológica no desempenho nas tarefas de identificação de palavras desconhecidas e a relação entre esse desempenho e as concepções sobre a natureza do sistema de escrita. Para tanto, foram analisadas 40 crianças pré-alfabetizadas que freqüentavam a primeira série do ensino fundamental de três escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Essas crianças foram submetidas a testes de reconhecimento de letras, categorização fonológica, escrita e identificação de palavras com base no uso de diferentes pistas grafo-fonéticas. Ao final do trabalho foi possível alcançar alguns resultados: 1. A criança ao ir se desenvolvendo na compreensão alfabética, vai tornando-se cada vez mais capaz de utilizar como pistas de identificação de palavras desconhecidas , uma variedade cada vez maior de segmentos (vogais-sílabas-consoantes); 2. As crianças usuárias da língua portuguesa podem buscar, em palavra conhecidas, a tradução sonora de segmentos que elas desconhecem e usá-los eficazmente como pistas na identificação de palavras escritas desconhecidas, mesmo antes de concluírem o processo de alfabetização; 3. Durante o amadurecimento da concepção silábica do sistema de escrita existe um paralelismo entre a evolução da escrita e o aprimoramento das estratégias de leitura.

Nome do Autor: Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Nome do Orientador: Antonio Roazzi
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência: CORDEIRO, Maria Helena Baptista Vilares. O uso de pistas grafo-fonéticas na aquisição de leitura e suas relações com o conhecimento de letras, consciência fonológica e concepções de escrita.. 1994. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 1994.